ACUPUNTURA

A acupuntura é um método terapêutico originado na Medicina Tradicional Chinesa que consiste na estimulação de pontos cutâneos específicos através de agulhas.

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, essa estimulação tem a capacidade de regular o fluxo energético que é responsável pela fisiologia do corpo humano.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, a energia vital, chamada “Qi”, flui através de canais de energia no corpo que ligam os órgãos principais, denominados meridianos.
Ao longo dos meridianos, existem pontos específicos que, quando são estimulados, podem influenciar e equilibrar a energia vital “Qi”.

Os pontos de acupuntura, os trajetos dos canais que compõem a rede energética, os tipos de agulhas e as regras de punção foram estabelecidos pela primeira vez nos “Princípios de Medicina Interna do Imperador Amarelo” (Nei King), tratado de medicina compilado entre os séculos V e III a.C., na China. Desde então outros tratados foram escritos e o conhecimento da acupuntura difundiu-se para outros países asiáticos. No século XX, passou também a ser praticada no Ocidente onde tem sido analisada e assimilada à visão científica. Na atualidade, a prática da acupuntura não está mais condicionada à utilização de agulhas, já que é possível estimular o ponto através de corrente elétrica e laser.

A acupuntura busca a recuperação do organismo como um todo e a doença surge quando o fluxo cíclico de Qi nos meridianos é desequilibrado ou bloqueado.

Benefícios da Acupuntura:

Alguns dos efeitos fisiológiocos observados num tratamento contínuo com acupuntura são a redução de inflamações, o alívio da dor e espasmos musculares, além do aumento do número de células de defesa.
As substâncias liberadas pela acupuntura, além de relaxarem o corpo também atuam na regulação de serotonina no cérebro, pelo que muitas vezes a depressão é tratada com acupuntura. As endorfinas, desempenham um importante papel no funcionamento do sistema hormonal, além de ser várias vezes mais potente que a morfina, daí a indicação e eficiência da acupuntura no tratamento de dores nas costas, artrites, infertilidade…

Patologias a tratar:

Músculo-Esqueléticas:
Artrite, Dor Ciática, Dores nas costas, Bursite, Tendinite, Torcicolo, Nevralgia, Dor ciática…

Respiratórias:
Asma, Bronquite, Sinusite, Rinite, Constipações, Gripes…

Dependência química:
Cessação de Tabaco, Drogas, Álcool.

Problemas emocionais e psicológicos:
Ansiedade, Insónia, Depressão, Stresse.

Ginecológicas:
Síndrome pré-menstrual (SPM), Menstruação irregular ou dolorosa, Endometriose, Menopausa, Impotência, Infertilidade em homens e mulheres, Disfunção sexual , Náuseas e Vômitos da Gravidez.

Gastrointestinais:
Síndrome do intestino irritado, Colite, Obstipação, Diarréia, Úlceras, Gastrite, Hemorróidas.

Sistema Nervoso:
Diminuição de Memória, Cefaléias, Ansiedade, Depressão. Coadjuvante nas patologias degenerativas como Esclerose Múltipla, Esclerose Lateral Amiotrófica.

Sistema Endócrino:
Hipotireoidismo, Hipertireoidismo, além das alterações de ciclo menstrual já citadas.

Dermatológicas:
Eczemas crónicos, Psoríase…

Oncologia:
Coadjuvante, diminuindo a dor e melhorando as condições do Sistema Imune.

New Account Register

Already have an account?
Log in instead ou Reset password