Uma outra vertente da massagem é a Massagem Desportiva, que basicamente é aquela cujo objetivo é a estimulação, baseando-se essencialmente num conjunto de técnicas que visam a facilitação da atividade muscular, preparando e recuperando a musculatura de quem pratica exercício físico.
Qualquer atleta, independentemente da modalidade que pratique, procura constantemente melhorar a sua condição física, para assim conseguir alcançar um melhor desempenho. Assim, perante o elevado nível de exigência dos treinos surgem com frequência lesões quer musculares, quer tendinosas ou ligamentares, que podem condicionar a prestação do atleta.
É com o intuito de evitar estas lesões que se deve recorrer à Massagem Desportiva, já que esta vem não só tratar, mas também prevenir este tipo de situações.
Por um lado, a Massagem Desportiva tem um propósito preventivo, por outro, um propósito terapêutico.
Numa fase inicial, pré-desportiva, a massagem vem preparar o corpo, vem estimula-lo, facilitando a atividade muscular, e melhorando a circulação sanguínea, através de movimentos mais rápidos e fortes.
Após a atividade desportiva, a massagem vem ajudar os músculos a recuperarem do esforço a que foram sujeitos, aliviando a tensão e ajudando a eliminar o ácido lático.
Note-se que cada modalidade desportiva tem as suas próprias caraterísticas e exigências, logo o tipo de massagem aplicada deverá estar adaptada a cada caso específico, tendo sempre em atenção os grupos musculares mais utilizados em cada modalidade.